Cabines de Pintura
As Cabines de Pintura tornaram-se uma real necessidade desde que as pistolas de pulverização de tinta vieram para substituir vantajosamente diversos outros processos de pintura. As primeiras notícias de pulverização de tinta datam de 1.887 e 1.888, creditadas a dois norteamericanos; cada projeto apresentou características diferentes, mas a moderna pistola de pintura só foi desenvolvida em 1.907. A pulverização por sua vez criou uma série de problemas até então desconhecidos:
- Além da insalubridade natural dos produtos componentes (solventes, pigmentos, emulsificantes, etc.) das tintas, a pulverização origina partículas de tinta com diâmetro de dezenas a centenas de micra, que permanecem em suspensão: boa parte dessas partículas não atinge o objeto da pintura, indo tingir algo que esteja próximo, poluindo química e visualmente.
- Após a perda do impulso, as partículas permanecem em suspensão, podendo atingir de imediato o pintor, ou pessoas e animais próximos: contamina a pele e os olhos; ao atingir o olfato e o paladar, destes pode seguir para os sistemas digestivo e respiratório, no qual promove entupimento de alvéolos.
Deste modo, o profissional, evidentemente, passa a necessitar de um traje para uso na pintura com pistola pulverizadora: máscara buco-nasal, óculos de segurança, gorro para o couro cabeludo, avental, calças especiais para a atividade, luvas e calçados; a indumentária deve ser toda dedicada: nada escapa quando a atividade é pintura a pistola.
Uma vez protegido o profissional, passa a ser necessário isolar o ambiente de pintura, as instalações da empresa que não estejam dedicadas à atividade de pintura, os colegas empenhados em outras atividades, assim como o meio ambiente. E a instalação que presta esse serviço é a Cabine de Pintura. O inverso também é verdade: um componente recém-pintado é altamente vulnerável a contaminações com poeira, terra, detritos vegetais e animais.
Sucesso
É tão perceptível o incremento de qualidade do acabamento, resultante do uso das pistolas de pulverização, que as aplicações das Cabines de Pintura se multiplicaram, e com estas, os portes: Cabines de Pintura, feitas sob encomenda, chegam a abrigar fuselagens de aviões. As instalações asseguram iluminação adequada para a atividade, possibilitando visualização e a correção de imperfeições decorrentes de descuidos, considerando que o serviço muitas vezes é feito manualmente.
O sistema de circulação de ar é outro detalhe notável, pois é neste que partículas de tinta em suspensão são arrastadas, mirando retenção em filtros de particulados, ou inicialmente, em cortinas de água.
Filtragem do ar
Altamente isoladas, algumas Cabines de Pintura necessitam de ar com alto índice de pureza, pois ar contaminado inviabiliza acabamento de alta qualidade. Com isso, filtros de ar tornam-se as vias de acesso para o ar que aporta ao ambiente de pintura. Já a retenção pode ser feita a seco, ou assistida via cortina de água, que elimina os excedentes da tinta aspergida.
Secagem
É frequente que Cabines de Pintura disponham de recursos de secagem primária, o que, entre outras vantagens, encurta o prazo para a remoção dos produtos pintados, dando lugar para a novas peças em produção.
Pintura eletrostática
Existente desde a década de 1.950, a pintura eletrostática, além de potencialmente poluente, demanda campos eletrostáticos de alta tensão e temperaturas elevadas. Igualmente sensíveis a contaminações, os processos de pintura eletrostática não dispensam Cabines de Pintura dedicadas.